Mestrado - PPGCONT - FCC

PPGCONT
Ir para o conteúdo

Menu principal:

Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Contabilidade (PPGCONT) é vinculado à Faculdade de Ciências Contábeis (FCC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e foi criado em 2006, quando a CAPES autorizou o funcionamento do Curso de Mestrado Acadêmico em Contabilidade. Trata-se do único programa da Bahia a oferecer curso de pós-graduação stricto-sensu na área das Ciências Contábeis e um dos quatro do nordeste. Desde sua origem, o PPGCONT estabeleceu como compromisso a formação de quadros altamente qualificados, com sólidos conhecimentos em Contabilidade e Controladoria, para atuar em organizações do setor público ou privado, e entidades sem fins lucrativos. Como consequência, o curso de mestrado em Contabilidade é estruturado para preparar indivíduos que pretendem iniciar na carreira acadêmica, como de pesquisador e/ou como professor universitário, ou até mesmo desempenhar funções administrativas em empresas. Nesse aspecto, o programa vem se consolidando como um importante centro de pesquisa e tem contribuído significativamente para a formação de docentes e profissionais em Ciências Contábeis com atuação primordialmente no Estado da Bahia e seu entorno.

O Curso de Mestrado tem uma área de concentração (Controladoria), está estruturado em duas linhas de pesquisa (Contabilidade Financeira e Contabilidade de Gestão) e conta com uma equipe de 11 professores permanentes, dos quais 10 atuam em regime de tempo integral, um em tempo parcial e um professor colaborar. A formação de origem dos docentes é diversificada e bem alinhada à proposta do programa. Todos os professores atuam tanto na graduação quanto de na pós-graduação e estão desenvolvendo alguma ação de pesquisa no programa.

As aulas das discplinas ocorrem no período diurno (manhã ou tarde). Oprograma não oferece disciplinas no período da noite nem as finais de semana.

O curso de mestrado não exige dedicação exclusiva dos alunos. Todavia, em função da extensa carga horária de estudos em classe e individual que é exigida do discentes, é esperado que o futuro ingressante tenha disponibilidade de pelo menos 40 horas por semana para se dedicar às atividades acadêmicas do programa. Por isso, recomendamos fortemente que o interessado em cursar o Mestrado em Contabilidade da UFBA avalie cuidadosamente essa questão antes de se submeter ao nosso processo seletivo.

Integralização do Curso
Para concluir o mestrado o estudante deve fazer 30 (trinta) créditos, sendo 12 (doze) créditos em disciplinas obrigatórias, 12 (doze) em disciplinas optativas e 6 (seis) créditos da dissertação. Além disso, devem cursar as atividades de FCCA59 - Pesquisa Orientada FCCA61 - Tirocínio Docente Orientado. Salienta-se que a atividade de FCCA61 - Tirocínio Docente Orientado pode ser dispensada para aquele estudante que comprovar experiência em ensino superior por mais de um ano. Os mestrandos que recebem bolsa da Capes, demanda social, não podem solicitar esta dispensa.

 
Copyright 2015. All rights reserved.
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal